quinta-feira, 16 de maio de 2013

 DICAS EM MACEIÓ


Gente amiga, finalmente, hoje, retomo, as atividades do blog!  Como vocês sabem, na semana passada estive em Maceió e São Miguel dos Milagres e aproveitei para dar um tempinho daqui também. Eu pretendia fazer esse post na terça mas estava cheia de trabalho e não queria correr o risco de falar de maneira apressada para vocês e deixar escapar alguma coisa legal dessa minha viagem incrível. Vou dividir esse post em dois para não ficar muito extenso (são muitas dicas!). Primeiro eu falo de Maceió e depois da Rota Ecológica, ok?

Pois bem. Eu e o par chegamos a Maceió na terça feira e logo alugamos um carro na saída do aeroporto. Eu sempre acho que vale a pena o aluguel de um carro pois a gente fica mais solto e pode conhecer tudo ao nosso bel prazer, sem ter aquela chatice de ter que esperar por táxi (salvo no Rio de Janeiro e São Paulo onde a oferta é muita). Saímos do aeroporto, fomos para o Hotel deixar as malas e pegamos a reta para almoçar. Bora falar das dicas?

1 - COMER MACARAJÉS NA VILA CHAMUSCA - A essa altura, eu estava louca para provar os tão famosos macarajés (uns bolinhos de aipim fritos e recheados com camarão, bacalhau, carne de sol e outras belezuras). Não optei por nenhum restaurante da orla (a orla de Maceió é bem pavimentada e tem muitos restaurantes e quiosques por ali espalhados) pois queria uma vista muito privilegiada. Fomos parar no alto de Ipioca, numa casa-restaurante chamado Vila Chamusca. O lugar é lá no alto de um morro e por ali você vai encontrar casinhas bemmmm simples, uma igrejinha e o restaurante, espremidinho numa ruela ao lado da igreja (nem parece um restaurante, é uma casa mesmo). O lugar estava fechado mas as proprietárias, Silvana e Adriana abriram as portas para nos servirem os tais bolinhos. Foi uma tarde deliciosa e super privê na companhia exclusiva do meu par e dessa linda vista! Os bolinhos, realmente deliciosos, são servidos com uma pimenta de cheiro que não arde absolutamente nada, só dá aquele perfume. Ficamos ali, apreciando tudo e eu me senti invadida por um sentimento tão bom que cheguei a ficar emocionada (parece piegas mas foi bem assim)
 hummmmm delícia!!
 Nós também almoçamos por lá mas eu diria que os bolinhos valem mais a pena. A moqueca tinha muito açafrão.
 A pessoa depois de algumas cervejas hahahahahahaha
 A vista é linda demais!! A previsão era de chuva mas o sol se abriu lindo para nos presentear uhuuu
O ambiente estava vazio pois o restaurante estava fechado e só tinha a gente hahahahaha

VISITAR PONTAL DA BARRA PARA COMPRAR TOALHAS DE RENDA RENASCENÇA, FILÉ, BILRO, LABIRINTO E OUTRAS JÓIAS - gente amiga para mim, uma apreciadora da tradição e das coisas da terra, esse é o passeio!!! Eu fiquei completamente enlouquecida com a riqueza e a beleza desses trabalhos. Sem contar que as artesãs são uma simpatia, uma gente maravilhosa, receptiva que me deu tanto gosto que eu nem consigo expressar. Pontal da Barra é uma localidade próxima a praia do Francês e fica a uns 10 minutos do bairro da Pajuçara. Quando eu desci do carro e dei de cara com aquele bairro tão simples mas cheio desses artesanatos belíssimos, eu não acreditei!! Só uma ideia martelava no meu peito: como o Brasil é um país maravilhoso gente amiga!! Nós, filhos dessa terra tão linda, precisamos muito abrir os olhos para admirar e, principalmente, valorizar a tradição dessa nossa gente tão sofrida e ao mesmo tempo tão linda!! Eu nem preciso dizer que eu me acabei né?? Comprei várias toalhas, colchas, jogos americanos e tudo mais que eu tinha direito! Uma coisa de doido. A rua tem muitasssss lojinhas por isso, recomendo que você ande com calma e pesquise bem os produtos e os preços.

Essa é a Mira (a lojinha dela é mais para o final da rua e tem uma placa escrito Mira artesanatos) que me atendeu tão gentilmente e me vendeu cada peça que eu não consigo nem descrever para vocês de tãooooo lindas!! Em breve vou montar algumas composições com as toalhas que comprei com ela. São riquíssimas e muito bordadas!! Obrigada Mira!!

 A Martha Medeiros, famosa no eixo Rio São Paulo por seus vestidos todos bordados bebe dessa mesma fonte aqui
 Eu tratei de comprar para mim, também com a Mira, um vestido todo em renda renascença. Em breve vou postar um look com ele para vocês conferirem que graça!
 Agora me diz: a pessoa pode passar batida por isso?

 Os trabalhos em filé, artesanato típico de Alagoas. Bem coloridos e cheios de emoção. Os mais bonitos (ponto mais fechadinhos) você encontra na Vera (mais no início da rua)





TOMAR SORVETE DE TAPIOCA, MANGABA, AFRICANINHO E OUTRAS IGUARIAS TÍPICAS DO NORDESTE EM UMA DAS SORVETERIAS DA ORLA- gente amiga esse é outro programa imperdível. Os sorvetes são deliciosos, super artesanais e com sabores bem variados. Eu adorei o de tapioca e o de goiaba! 
Muito gostoso mesmo.



JANTAR NO RESTAURANTE WANCHAKO - esse restaurante é bem legal e sem dúvida é o mais bacanete de Maceió. Especializado na culinária peruana. O ceviche é o carro chefe!! Muito saboroso e preparado de diferentes formas. Os pratos principais também são bem saborosos e o forte da casa são os frutos do mar. O restaurante é bem bonito e tem um toque de requinte. Muito cuidado com uso do GPS para encontrar o restaurante!! Ele fica numa rua muito próxima a orla. Se o GPS te levar para uma ladeira bem lá no alto, d~e meia volta, você está no caminho errado!!


 Os ceviches custam, em média, R$ 50,00
 Os pratos custam, em média, R$ 60,00
Muito bom!! 

Bom, essas são minhas dicas em Maceió!! Para quem quiser badalar  a Av. Dr. Antônio Gomes de Barros é a pedida. Lá estão concentrados muitos barzinhos legais, outros restaurantes e muitas lojas. 
Os melhores bairros para hospedagem são Jatiúca e Ponta Verde. Esses são mais chiques e badalados.
Para almocinho rápido e gostoso sugiro o restaurante Anamá, que fica na Orla e tem um self service ótimo! Para quem curte japonês, não deixe de visitar o Takê que também fica na orla e serve uma comida deliciosa!! Eu adorei o japa de lá!! 


AMANHÃ VAMOS FALAR DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES, PORTO DE PEDRAS, OU SEJA, DA ROTA ECOLÓGICA. A MELHOR PARTE DO PASSEIO ESTÁ AQUI! NÃO PERCAM!!
 AS FOTOS SÃO DE AUTORIA DESSE BLOG

2 comentários:

Silvana Chamusca disse...

Muito obrigada pela visita. Ainda bem que curtiram meu cantinho. Espero vê-los novamente, quem sabe numa próxima viagem.A equipe do Vila Chamusca agradece. A moqueca leva açafrão, mas também tinha um pouco de dendê, pois era a baiana. Mas os nossos macarajés são a estrela da casa.

Grande abraço,

Silvana Chamusca
Chef de Cozinha

Ana Paula disse...

Boa noite . Adorei seu depoimento sobre Maceio, estarei visitando as lojinhas amei.. QUal media de preço dos paninhos, vestidos? Estou numa duvida cruel, gostaria de ajuda. Ficarei poucos dias, chego num dia quase 12:00 e saiu dois dias depois na parte sa manhã, sei que não terei tempo pra tudo. Mas Maragogi tenho muita vontade de ir. Na sua opinião vale a pena alugar o carro ou melhor fazer passeios em grupo devido ao acesso as praias ? Será que consigo fazer mais lugares indo eu de carro, sei que existe problema da maré, mas posso derrepente fazer passeios de triciclos ou rio sao Francisco, porque indo de carro seria mais rápido. Quanto ao lugar pra ficar acha mesmo melhor os lugares que citou em minha situação? Estou vendo hotel e pousadas bom bonita e razoável, se tiver dica te agradeço

muito obrigada e desculpa lhe encher de perguntas!
Ana Paula-RJ