terça-feira, 30 de abril de 2013

QUARTETO FANTÁSTICO


Gente amiga, há tempo estou para falar desses produtinhos super legais que estou usando na minha pele!Eu já disse anteriormente que tenho forte tendência para manchar a pele. Não sei se é por conta de fatores genéticos e/ou por conta da minha exacerbada exposição ao sol na adolescência...fato é que estou sempre com uma manchinha nova a me incomodar e isso é muito chato.
No início do ano passado, procurei uma dermato no Rio para dar conta de uma mancha teimosa que insistia em persistir na parte superior da minha bochecha esquerda. Terminada a consulta, sai de lá com uma receita de produtos manipulados bemmmm fortes à base de hidroquinona. 
No início eu tive o ímpeto de mandar manipular e aplicar tudo. Depois, pensei na minha experiência anterior e, diga-se de passagem, frustrante, com a hidroquinona e resolvi analisar melhor o assunto. Para quem nunca ouviu falar, a hidroquinona é um poderoso agente clareador da pele  porém possui muitas contra indicações. 

"Sabe-se que a aplicação tópica da HIDROQUINONA pode ocasionar a ocorrência de leucomelanodermias em confete, um transtorno da pigmentação caracterizado por pontos com ausência total de melanina, e da ocronose exógena, um escurecimento negro-azulado da pele.
Além dessas anormalidades e da ocorrência de câncer (na França, por exemplo, ela foi banida), estudos mostram a ocorrência de leucemia em experimentos animais, indicando sua nefrotoxicidade. Hoje, é conhecido o modo como a HIDROQUINONA e seus metabólitos podem causar dano ao DNA e inibir a apoptose de células em mutação."
Bom, mas voltando à minha experiência particular com a hidroquinona aos 29 anos, comprei uma pomada de nome Vitacid Plus, por conta própria, e fiz uso dela por um tempo. A minha pele ficou bem avermelhada descamava e parecia estar mais clara. Porém, era só eu interromper o uso da pomada que a maldita da mancha voltava com força total e até pior. Achei que houve o tal do efeito rebote. Daí fiquei com aquela mancha bem feia no canto esquerdo do rosto.
Muito tempo depois, como disse acima, uma dermato do Rio me receitou essa concentração mais forte e eu fiquei bem receosa e decidi não usar. Porém, não queria ficar com aquela mancha!! Bom, eu fui a outra dermatologista e optei por um tratamento mais conservador e demorado. Ela me receitou, basicamente, uma pomada da Neostrata chamada Pigment Lightening Gel e muita vitamina C. Pois bem, foi o que deu jeito na minha pele (principalmente nessa manchinha) depois de uns 10, 11 meses. Óbvio que uso sempre o protetor solar! Eu não posso dizer que a danada desapareceu completamente mas hoje não vejo necessidade de usar corretivo para sair de casa. A mancha ficou muito mais suave e meio que se desintegrou em um aspecto de sarda, sem aquela linha de continuidade sacam? Bom, depois disso eu usei um bom tempo, também, o produto Clarité da Dermage e também achei excelente! As vitaminas C eu uso durante o dia intercalando: um dia eu vou de Melora, outro de Ferulic. Para ser bem sincera, acho a Melora (bem mais barata) melhor que a Ferulic. Ela confere uma textura incrível (bem oleosa) à pele!! À noite tenho intercalado o Neostrata com o Perricone MD Acyl Glutathione. Eu ainda não me sinto segura para dar um parecer a respeito desse produto Perricone que é muitíssimo caro, na minha opinião. 

Depois de toda essa saga eu, como leiga no assunto, fiquei com as seguintes impressões a respeito do assunto: a) a viamina C é um forte aliado no combate às manchas mas não pode ser usado dissociada do protetor solar; b) a hidratação da pele é essencial no combate às manchas. Uma pele bem hidratada recupera o viço e a luminosidade e com o passar do tempo isso vai amenizando a intensidade desses pontos com coloração irregular; c) a gente tem que avaliar o custo-benefício de determinados tratamento que nos são indicados. No meu caso, por exemplo, como a mancha era pequena e num tom meio caramelo, não vi necessidade de um tratamento tão radical.


Essa é a pomada da Neostrata. Ela contém ácido Kójico, dentre outras substâncias.
E como esse blog "mata a cobra e mostra o pau" mostro aí, de maneira bem tosca, a minha bochecha esquerda devidamente recuperada e sem make

É sempre bom lembrar que essa foi a minha experiência pessoal e cada caso é um não é mesmo? É recomendável, sempre, a consulta ao seu dermatologista!

Nenhum comentário: