segunda-feira, 8 de abril de 2013

COMEÇANDO A DECORAR UM QUARTO DE BEBÊ


Gente amiga, como disse em post anterior, essa semana comecei a decorar o quarto de um bebê muito especial, o filho(a) de uma grande amiga e, agora, também minha cliente: Tiana Caetano. Ela e o papai Théssio estão super felizes e curtindo cada momento dessa doce espera. Pois bem. Na semana passada estive na casa da Tiana para darmos o pontapé inicial da decoração do quartinho. 

Bom, o primeiro passo, sem dúvida é tirar as medidas do cômodo. Aqui, cada detalhe precisa ser devidamente anotado para evitar falhas no projeto de marcenaria. A altura do pé direito, da janela e de cada cantinho precisa ser conferida. Com as medidas, é hora de jogar tudo no SketchUp Pro (um software voltado à criação e apresentação de modelos profissionais em 3D) para começarmos a imaginar as possíveis hipóteses de disposições dos móveis. Essa fase é suuuuuper importante pois permite visualizar, perfeitamente, as limitações de espaço do ambiente e as melhores soluções para compor o ambiente de forma que ele fique seguro, acessível e bem organizado. Nesse momento, os detalhes, tais como papel de parede, lambris, lustres, dentre outros, ainda não foram delineados e isso, pode dar a impressão de que o ambiente ficará frio e sem graça. Mas não desanimem, por hora estamos apenas resolvendo a questão da disposição do mobiliário!! Os frufrus vem depois para conferir toda a graça, alegria, serenidade e aconchego que esse ambiente tem que ter. Olhem só as diferentes possibilidades:



PRIMEIRA: aqui trabalhamos com o berço de um lado e a caminha da babá de outro. O trocador fica ao lado do armário (não apareceu na foto mas é de ótimo tamanho e será executado com portas de correr, em laca branca, para que a criança possa aproveitar com o avançar da idade). A cadeira de amamentação fica ao lado do berço e é amparada por uma mesinha de apoio. Reparem que a área de circulação do quarto está bem livre!
 SEGUNDA: projetamos uma cômoda/fraldário em L. Aqui, um ponto importante: não é recomendável que o trocador fique muito próximo à janela do quarto por questões de segurança e até de saúde do bebê pois vai que a criança sai do banho morno e a janela está aberta na hora da troca? Caminho aberto para resfriados e gripes. Nesse caso aqui o trocador ficaria logo atrás do berço e o restante do armário (a parte que fica abaixo da janela) daria suporte à outras necessidades da mamãe e do bebê (bandeja com kit higiene, alguns brinquedinhos, um abajour etc). A cadeira de amamentação mudou para o outro lado e a cama da babá fica encaixada, próxima a janela. É recomendável que berços e trocadores fiquem longe das janelas do quarto. A acessibilidade, organicidade e segurança estão garantidos com essa disposição.


 TERCEIRA: aqui, a cama da babá foi substituída por um sofá cama (os braços são reclináveis) e a disposição permitiu uma boa área de circulação no quarto.
Lembrando mais uma vez: esse é um projeto primário. O detalhamento é feito na etapa seguinte que compreende a confecção de nichos, as cores do papel e os composês, o detalhamento do gesso, a iluminação, os objetos decorativos, a escolha dos acabamentos, do estilo dos móveis etc. Aqui, uma dica: quando o quarto tiver tamanho médio a pequeno, antes de comprar o mobiliário, faça um estudo para analisar se o cômodo comporta o tamanho dos peças que você pretende adquirir. De nada adianta você comprar um berço carésimo e enorme se ele não ficar proporcional as dimensões do quarto. Outra dica interessante é pensar no futuro! Tente imaginar e adquirir móveis que possam ser aproveitados qando a criança sair da fase bebê pois caso contrário, você terá que gastar duas vezes. A otimização dos espaços e o aproveitamento da mobília são questões importantíssimas e que precisam ser levadas em consideração pelas futuras mamães.

Outras idéias de disposições da mobília




 



2 comentários:

Anônimo disse...

Nossaaaa :)

Que lindo a Tiana grávida!!!

Qdo encontrá-la mande um beijão para ela.

Quero acompanhar a decoração deste quarto, para poder me inspirar quando chegar a minha vez ;)

Bjs, Pâmella.

BLOGALUIZA disse...

Bjo Pam! Vou dar o beijo!!