terça-feira, 18 de setembro de 2012

DA SÉRIE PORTUGAL: PINHÃO E O MAJESTOSO RIO DOURO

Olá minha gente amiga! Hoje, continuando com a série de dicas de Portugal, vou falar do lugar que mais me emocionou nesse país: a região do Vale do Rio Douro! Já contei para vocês de Lisboa (AQUI), de Cascais (AQUI), de Sintra (AQUI), de Coimbra e Mealhada (AQUI) e agora o blog leva vocês para esse lugar fantástico.

A região do Douro não é ainda tão explorada pelos turistas que visitam Portugal. Explico: por ali você não vai encontrar muito o que comprar (o comércio será, basicamente, o de vinhos, queijos e embutidos) como também, não vai se deparar com muito movimento de pessoas nem com monumentos históricos muito relevantes. 

Mas porque então visitar a região do Douro? 

O Douro é um rio calmo e sinuoso que nasce na Espanha e atravessa todo o Norte de Portugal. As suas encostas, repletas de vinhedos, ajudam a tornar a vista ainda mais deslumbrante. Eu posso admitir, nunca vi beleza igual gente amiga!

No trajeto de carro até Pinhão (um lugarejo que integra ao Vale do Rio Douro), eu tive vontade de parar um milhão de vezes para tirar quantas fotos fossem possíveis, dada a minha excitação com o lugar. De curva em curva, é possível observar uma nova Quinta e, em seu entorno, as mais ricas videiras que darão origem ao "ouro"dessa terra: o vinho do Porto!



 




Portanto, gente amiga, aviso de antemão: o Douro é lugar para quem deseja apreciar a paisagem natural, comer e, principalmente, beber muito vinho! Não pensem que vão encontrar mais do que isso pelas redondezas. Como disse, o lugar é cheio de Quintas maravilhosas que, além de produzirem vinho, também oferecem hospedagem para todos os bolsos, dos mais humildes ao mais afortunados.
Pois bem. Depois de muita pesquisa, eu optei por me hospedar no Hotel CS Vintage House, em Pinhão, um lugarejo que se resume a uma única rua onde você também encontrará uma estação de trem antiga.
Como eu desejava fazer um verdadeiro "intensivão de vinho do Porto" (focada muito mais prática do que teoria, óbviamente hahahahaha), resolvi me hospedar, uma única noite, nesse hotel pois além de ter sido erguido às margens do rio, o Hotel CS Vintage House  conta com a "academia do vinho" onde o hóspede pode degustar diversos tipos de vinhos do Porto. Essa loja/adega é o lugar perfeito para quem deseja comprar vinhos do Porto por preços excelentes. Acreditem, compramos garrafas (Taylor's 20 anos, Noval 20 anos dentre outros) por 35/40 euros e constatamos, ao chegar no Brasil, que os vinhos custavam, aqui, mais de R$ 300,00 reais a garrafa (porque não trouxe umas vinte meu Deus? hahahahaha)
 UMA PARTE DA ADEGA

 Mais uma vez destaco: Pinhão não tem absolutamente nada pra fazer mas o Hotel, por si só, compensa tudo que esse lugarejo deixa a desejar. É super romântico, além de lindo! Vale muito à pena desfrutar uma pernoite por ali. As fotos não me deixam mentir: 

Todos os quartos possuem vista para o rio

 A fachada do hotel
 O quarto

 Nessa ante sala você degusta muitos vinhos do Porto antes do jantar, se quiser.

 Como disse, chegamos a Pinhão no final de tarde e nos preparamos para o jantar no restaurante do Hotel que é muito bom. Antes disso, fizemos uma horinha numa sala anexa e experimentamos todos os vinhos do Porto que tínhamos direito. Para variar, eu escolhi bacalhau como prato principal. Isso aí em cima são azeitonas trituradas. Meu par, optou por salmão com esse acompanhamento que eu esqueci o nome.


 No dia seguinte, o maior presente de todos: amanhecer com essa explosão de beleza! 



 
 As fotos são de autoria desse blog

Lindo né gente amiga? Para maiores informações acessem o site do hotel: http://www.cshotelsandresorts.com

Ah! Antes que eu esqueça: existe um passeio de navio por esse rio que leva os turistas até a cidade do Porto. Eu fiquei com muita vontade mas me programei para ficar apenas uma noite, daí não rolou. Uma pena!

A próxima parada do blog será o Porto, aguardem boas dicas!

Nenhum comentário: