terça-feira, 22 de maio de 2012

BOM PARA CONTROLAR A CASPA

Gente amiga, deixo por aqui uma diquinha de xampu (indicado por minha dermatologista) para atacar a caspa que insiste em aparecer nesse clima invernoso. Trata-se do Klinse! Como vocês podem perceber, eu tenho usado bastante pois já está lá no finzinho. O Klinse, diferentemente dos outros xampus anticaspa, não detona com o cabelo (pelo menos eu não estou percebendo esse efeito colateral no meu!). É uma belezinha! Quando a caspa está mais severa, eu apelo para o Kerium da La Roche Posay (tem para caspa seca, caspa oleosa e caspa intensiva - nesse caso ele é precedido pela sigla DS).




Diferentemente do que muitos pensam, a caspa não deriva de falta de higiene. Vejam aí os sintomas e causas da caspa (as informações abaixo foram retiradas do site http://www.laroche-posay.pt/artigo/caspa/a4488.aspx):

 "Sintomas

A caspa é consequência de uma hiperdescamação do couro cabeludo. A cada 14 dias, as células do couro cabeludo renovam-se naturalmente. Estas são eliminadas sob a forma de escamas minúsculas e invisíveis. No entanto, sob a influência de determinados factores, esta renovação pode ser acelerada. Começam a formar-se películas de células mortas: a caspa. Trata-se de uma problemática frequente, raramente grave, mas inestética. Existem dois tipos de caspa:  
  • caspa seca: pequena, fina, de cor branca, cai como flocos de neve sobre os ombros.
  • caspa oleosa: mais espessa e de maior dimensão, de cor amarelada, cola-se ao cabelo e ao couro cabeludo.

Causas 

O responsável pela caspa é um fungo microscópico chamado Malassezia. Quando prolifera, este provoca uma inflamação. Como reação, produz-se um fenómeno de hiperdescamação.

Vários são os factores que podem contribuir para esta proliferação:
  • factores externos: humidade, brushings sucessivos, produtos agressivos, água cálcária...
  • factores internos: stress, desequilíbrio hormonal, alimentação desiquilibrada...
Verdadeiro ciclo vicioso, o prurido e as irritações ajudam a manter a descamação e a desenvolver o fungo Malassezia. 

Por outro lado, existem outras patologias como a psoríase, que também fazem-se acompanhar por descamação."

SEGUE A DICA!

Nenhum comentário: